O Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA) anuncia a elaboração de seu Plano Estratégico 2022-2025, mediante um amplo processo participativo com o objetivo de estabelecer as principais necessidades e questões prioritárias dos sistemas de justiça dos países das Américas e, neste contexto, o papel que o CEJA desempenhará nos próximos anos para fortalecer a justiça no hemisfério.

O CEJA convida Governos, instituições do sistema de justiça, organizações da sociedade civil, academia e outras partes interessadas a participar da Consulta Virtual no âmbito do desenvolvimento do Plano Estratégico 2022-2025.

¿O que é o novo Plano Estratégico do CEJA 2022-2025?

O novo Plano Estratégico CEJA 2022-2025 é o principal instrumento de gestão que orientará o desenvolvimento institucional do CEJA nos próximos anos. A partir de uma profunda compreensão do estado de situação e das principais necessidades dos sistemas de justiça nas Américas, este instrumento estabelecerá a missão, visão, valores, temáticas prioritárias, linhas de ação e os resultados e impacto esperados da instituição.

¿No que consiste o processo participativo para o Plano Estratégico do CEJA 2022-2025?
CEJA construirá seu novo Plano Estratégico a través de um processo participativo aberto às diferentes instituições e atores chave relacionados com a administração de justiça nas Américas, tais como Governos, instituições dos sistemas de justiça, organizações da sociedade civil e setor acadêmico da região. O CEJA utilizará três instrumentos principais para receber contribuições:

  • Consulta virtual: aberta a qualquer pessoa que deseje contribuir para a construção do novo Plano Estratégico do CEJA, com ênfase nos/as operadores/as do Poder Judiciário, Ministérios da Justiça, Promotorias, Defensorias Públicas, Instituições Penitenciárias, Instituições Policiais, organizações da sociedade sivil, instituições universitárias e acadêmicas, e litigantes, entre outros/as.
  • Discussões virtuais: organizadas para receber contribuições de autoridades do sistema de justiça, representantes de organizações da sociedade civil e da Rede de Ex-alunos do CEJA nas Américas (REDEX).
  • Entrevistas a especialistas das Américas: organizadas para dialogar com profissionais destacados/as ou reconhecidos/as por sua experiência nos temas de justiça das Américas.

O Plano Estratégico do CEJA 2022-2025 considerará as diferentes realidades dos países das Américas, adotando uma abordagem sub-regional.

Cronograma

Consulta virtual

11 de abril a 11 de maio 2022

Aberta

Discussões virtuais

25 a 28 de abril 2022

México, República Dominicana, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá

2 a 5 de maio 2022

Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil

9 e 10 de maio 2022

Caribe

16 de maio 2022

Canadá e Estados Unidos

Entrevistas a especialistas

11 al 16 de maio 2022

Regional

Participação na Consulta virtual

CEJA convida a participar na elaboração do Plano Estratégico CEJA 2022-2025 completando a Consulta Virtual disponível neste link . O prazo para responder vai até o dia 11 de maio de 2022.

Qualquer dúvida ou informação adicional, não hesite em escrever para: planestrategicoCEJA@cejamericas.org

Sobre o CEJA
O Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA) é um órgão intergovernamental, com autonomia técnica e operacional, estabelecido por resolução da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em conformidade com os mandatos contidos no Plano de Ação da Segunda Cúpula das Américas (Santiago, abril de 1998) e as recomendações adotadas nas Reuniões de Ministros da Justiça ou Outros Ministros ou Procuradores-Gerais das Américas (REMJA).

O CEJA fornece assistência técnica a Governos, Poderes Judiciários, Ministérios Públicos e outras instituições de justiça; prepara estudos técnicos e gera provas empíricas; facilita o intercâmbio de informações e melhores práticas em nível regional; e fornece capacitação especializada para formuladores e operadores de políticas de justiça nos países das Américas.